relatórios

BENEFÍCIOS IDENTIFICADOS (2009)

    O projeto A Experiência do Olhar – Formação através da leitura e criação de narrativas audiovisuais foi o primeiro projeto de extensão para o qual foram selecionados bolsistas do curso de cinema da Faculdade de Artes do Paraná, sendo que os primeiros benefícios identificados dizem respeito à criação de uma rotina institucional em relação a um projeto inscrito no programa Universidade sem Fronteiras.

    Este projeto pressupôs um trabalho prévio que, além de possibilitar que a intervenção ocorresse sem maiores imprevistos, permitiu aos bolsistas entrar em contato com os diversos aspectos inerentes à realização das oficinas, tanto acadêmicos quanto estruturais. A discussão em grupo desses aspectos possibilitou uma ação coesa por parte dos integrantes do projeto. Entre essas ações preliminares, podemos citar: a discussão de uma bibliografia comum entre os bolsistas, o que se mostrou benéfico do ponto de vista acadêmico e prático, uma vez que possibilitou o criação de uma base comum para a ação; a discussão e estabelecimento de uma infraestrutura necessária a realização das oficinas; discussão e estabelecimento de uma metodologia-teste adequada à intervenção; pesquisa sobre os locais de intervenção em Colombo; criação e discussão dos programas (ementas) das oficinas; estabelecimento de uma maior comunicação entre os integrantes do projeto através da discussão e do compartilhamento de arquivos em um grupo virtual.

    Com a realização das oficinas os bolsistas puderam estabelecer um diálogo com a comunidade, visando à criação de um ambiente propício para por em prática os conhecimentos adquiridos no curso de cinema, além de adquirir experiência na criação de uma rotina para a realização das oficinas. Os alunos das escolas contempladas pelo projeto tiveram a oportunidade de discutir aspectos da linguagem audiovisual, aprimorando a consciência crítica com base em suas próprias percepções acerca do material exibido, além de entrar em contato com obras audiovisuais fora do circuito hegemônico.

Houve também, beneficiando a experiência audiovisual dos alunos participantes, a produção de um curta-metragem, na qual eles puderam presenciar a prática audiovisual.
   

SÍNTESE DOS RESULTADOS (2009)

    O projeto de extensão Experiência do Olhar atingiu seus objetivos no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas graduandos e graduados participantes do projeto, bem como os objetivos junto aos alunos de ensino médio e fundamental das escolas públicas estaduais da cidade de Colombo, selecionadas para o projeto nesta primeira fase. Ainda, foram atendidos os objetivos junto aos professores de ensino médio e fundamental das mesmas escolas do município de Colombo, com a discussão e preparação para trabalhar com meios audiovisuais.

    Os trabalhos do projeto Experiência do Olhar foram organizados com reuniões semanais envolvendo os oito alunos bolsistas (três graduados e cinco graduandos) e os dois professores orientadores. Nessas reuniões foram desenvolvidos estudos relativos à práticas educacionais, práticas de extensão universitária e aos conteúdos que foram trabalhados nas oficinas, que envolvem desde a percepção dos modelos narrativos audiovisuais até processos de realização fílmica.

    Para a seleção das escolas estaduais do município de Colombo que foram atendidas pelo projeto, foram feitas visistas e contatos com professores, orientadores e diretores dessas escolas. Após a seleção, foram feitas chamadas e um processo de inscrição dos alunos das escolas interessados nas oficinas de formação do olhar e realização audiovisual oferecidas pelo projeto. Simultaneamente foram preparados os programas das oficinas e os planos de aula de cada umas das oito áreas (módulo básico, roteiro e gêneros narrativos, produção, direção de arte, fotografia, som, direção e edição).

    As oficinas foram organizadas e ministradas pelos bolsistas do projeto com a supervisão dos professores orientadores. O conteúdo buscou sempre o diálogo com as perspectivas do projeto sobre trabalhos de extensão, sua forma de inserção, e a importância da discussão da cinematografia nacional com os jovens atendidos pelo projeto.

    Neste primeiro ano do Projeto de Extensão Experiência do Olhar os resultados obtidos foram muito satisfatórios e de grande valia para a compreensão da situação do ensino médio e fundamental em nosso estado. Tais resultados também servem como parâmetros para a melhoria do projeto e traz muitos indícios das necessidades de formação cultural dos jovens brasileiros.